Em Crystal Zoom nos estamos atualizando a diário para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes. A partir de agora, cada vendedor poderá determinar especificamente quais são seus objetivos, qual é seu pressuposto de investimento e quais publicações deseja promocionar: todo desde o painel da plataforma.  

Qual é a novidade? Esta nova função muda a forma de fazer publicidade no Mercado Livre. É a única ferramenta do mercado que permite determinar objetivos para as campanhas e configurar regras para a seleção de produtos de forma personalizada.

Como funciona?

O primeiro passo é a seleção da estratégia para a campanha publicitária, se poderá optar entre uma das três opções que vem pré-configuradas (Lançamento, Otimização, Crescimento) ou a opção Personalizada. A eleição dependerá dos resultados que desejam alcançar.

1. Estratégia de Lançamento

Esta estratégia é recomendada para os que recém estão iniciando com a Publicidade. O nível de investimento é baixo. Está desenhada para começar a medir o rendimento das publicações e encontrar aquelas que melhores rendimentos obtenham. Nas semanas posteriores se irá ajustando o objetivo segundo o comportamento que se avalie nesta campanha.

2. Estratégia de Otimização

O objetivo é melhorar o rendimento do investimento. Esta estratégia tem a finalidade de reduzir os níveis de investimento de forma paulatina, tentado manter os volumes de ingressos. Se promocionam publicações de alta rotação e boa performance. Se restringem os dias e horários de pauta, se dá prioridade onde maior conversão de vendas se detectem por produto.

3. Estratégia de Crescimento

O objetivo é crescer em quantidade de vendas. Se recomenda um nível de investimento alto. A finalidade desta estratégia é incrementar o volume de ingressos gerados por Products Ads, de forma paulatina e em base ao cumprimento dos objetivos configurados. Se aumenta a quantidade de publicações ativas e os tempos de exposição.

Uma vez escolhida uma de estas três estratégias, se determina o pressuposto de investimento desejado, e começa a operar Smart Ads  na gestão das publicações. Esta função automaticamente seleciona e ativa as publicações promocionadas para cumprir o objetivo configurado em cada uma das estratégias. A sua vez, calcula os rendimentos a diário de todas as publicações (estejam ou não promocionadas) para avaliar se se devem realizar ajustes.

Semanalmente, de forma automatizada, se avaliam os resultados obtenidos e se ajusta a seleção e os objetivos da campanha. No caso de ser necessário, se solicita ao vendedor uma mudança de estratégia ou de investimento, estes ajustes não serão feitos sem prévia autorização.

A experiência dos vendedores é um grande aporte: Desde a sessão Gestão de Publicações se podem incluir produtos que não foram selecionados, ou bem desestimar alguma publicação que se haja ativado automaticamente.

4. Estratégia personalizada

Personalizada: Se define quais são os objetivos em relação ao porcentagem de Investimento/Ingressos. Esta estratégia é recomendada exclusivamente para agencias, consultores e/ou expertos em publicidade. Esta opção requer tomar decisões e realizar ações diárias sobre os resultados obtenidos. E a sua vez, acompanhar com uma análise :de revisões periódicas para verificar o funcionamento correto da campanha.

No caso da Estratégia Personalizada há duas alternativas para a gestão das publicações:

– Smart Ads: Esta função automaticamente seleciona e ativa as publicações promocionadas para cumprir com o objetivo que foi configurado. Esses ítens são elegidos em base aos resultados dos mesmos, e assim que, podem ser intercambiados por outros em caso de que não cumpram com as expectativas.

– Ads Manager: Nesta opção toda a seleção e ativação de anúncios nas publicações se realiza de forma personalizada. Se brindam ferramentas para tomar as melhores decisões como: visualização de métricas e aplicação de filtros para ordenar as publicações segundo distintas variáveis, mas não se realizam ajustes automáticos na campanha.

En ambas opções podem definir regras gerais para a campanha, e inclusive algumas específicas para cada uma das publicações. Desta forma se automatizam determinadas ações que simplificam o trabalho diário.

Ads Manager, quais benefícios trazem?

O Ads Manager, permite escolher de forma manual quais publicações promocionar e configurar regras específicas da campanha tais como:

  • Dias e horários em os que se ative/pause a campanha.
  • Que os artículos que não cumprem com determinado índice de investimento/ingressos se deixem de anunciar.
  • Que os anúncios não se mostrem uma vez que chegam a uma quantidade determinada de stock.
  • Que se pause a promoção de publicações que não geram ingressos por publicidade nos últimos 7 días.
  • Que se deixem de promocionar artículos que excedam determinada quantidade de reclamos

Ademais Crystal Zoom provê toda a informação necessária para elegir os ítems a promocionar:

  • Se indica ao lado de cada publicação se se recomenda ou não promocionar e porque.
  • Se detalha quais são as métricas atuais e esperadas de cada publicação. Se mostram os níveis de ingressos, a porcentagem de Investimento/Ingressos, as visitas por vendas, e o custo por clique.

SUSCRIPCIÓN MENSUAL PLAN SMART ADS

El valor de tu plan dependerá de tus Ingresos en Product Ads promedio de los últimos tres meses. Por ejemplo, si tus ingresos por Product Ads los últimos 90 días fueron de $925.000, el promedio mensual es de $308.333 por lo que la tarifa será de $14.999 + IVA
Ingresos Product Ads (en PESOS AR)
Valor Suscripción Anual (en PESOS AR)
$0 a $20.000
$5.599 +IVA
$20.001 a $1.000.000
$14.999 +IVA
$1.000.001 a $1.850.000
$29.599 +IVA
Más de $ 1.850.001
$45.999 +IVA