Quais são os produtos pedras e como evitá-los?

Na hora de incorporar produtos a uma campanha de publicidade, tem que considerar quais convém publicitar e quais não. Como saber quais são?

Se bem a publicidade é uma ferramenta muito eficiente para aumentar as vendas no Mercado Livre não é mágica, tem produtos que funcionam muito bem e outros produtos pode ser só um gasto. Geralmente, e para ter em conta, as publicações que não têm bons resultados organicamente também não têm com publicidade. É muito comum para os vendedores, pensar em promover artigos que possuem grande quantidade de estoque e não geraram vendas com a expectativa de vendê-los. Mas o único que gera isto é um gasto sem necessidade, sem retorno de investimento. Porquê? Porque fazer publicidade em artigos que por alguma razão não interessa para os compradores – seja porque não são de temporada, não tem boa relação preço/qualidade ou simplesmente não corresponde com os gostos e preferências dos consumidores – termina sendo um gasto, já que consome orçamento, mas não gera vendas. Estes são conhecidos como produtos pedra. No caso de ter produtos deste tipo é melhor tirar eles da campanha, antes que forçar a estarem presentes, gastem orçamentos e baixem o rendimento dos resto dos produtos.

Quais são os produtos que melhor funcionam com publicidade?

Os produtos que melhor funcionam são os que são de alta demanda e rotatividade. Além disso, têm poucos concorrentes e se nivelam para se tornar um produto estrela em pouco tempo e ter um bom retorno de investimento. Obviamente, que não é tão simples encontrar produtos com baixa concorrência no Mercado Livre, e por isso, pelo momento, podemos focar nos produtos de alta demanda e rotatividade. Estes tipos de produtos vão receber grandes quantidades de cliques, visitas e vendas.

É importante considerar que a publicidade é uma excelente ferramenta, mas não faz magia. A publicidade serve para potencializar e impulsionar produtos para que funcionem melhor no mercado, provém mais visibilidade e vendas. Se um produto não é bom, tem reviews ruins ou simplesmente não é de interesse, se torna mais um conhecido como produto pedra, o qual não é apto para publicitar.

 

Como saber se tenho produtos pedra na minha campanha?

É muito fácil conhecer se um produto está trabalhando a campanha. Deve fazer uma análise de suas publicações, considerar as visitas por venda, os ingressos orgânicos, os ingressos por publicidade históricos, o ACOS real e o projetado. Em base a análise destes dados, tem que avaliar se a publicação é apta para ativar publicidade ou é preferível desativá-la para que não gere gastos extras.

Se ativa sua campanha de Crystal Zoom será ainda muito mais fácil! A plataforma automaticamente se encarrega de detectar quais são as publicações que estão trabalhando sua campanha e quais são as que terão sucesso no futuro. Desta forma, se concentra todo seu orçamento em produtos de alta rentabilidade, para que aumente seus ingressos, seu investimento retorne e não perca seu dinheiro.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais notícias

Seleciona o site onde você vende:

Quer vender mais?​

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

Quer vender mais?

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!