Quais são os produtos ganhadores no Mercado Livre?

O segredo para gerar mais vendas no Mercado Livre é ter produtos com alta demanda e rotação, produtos, “os quais são arrancados de suas mãos, como pão saído do forno”, mas, como saber quais são? Para compreender quais são, é necessário analisar o mercado, e sobretudo, sua competência. 

Como encontrar o produto ganhador?

O produto ideal segue esta fórmula: alta demanda + alta rotação + baixa concorrência. Se bem, nem sempre se pode cumprir todas estas variáveis, a ideia é chegar o mais próximo possível a elas. Para encontrar, tem que levar em consideração:

  • Se vai começar com uma publicação, do zero, não é recomendável escolher produtos que tenham forte concorrência, porque vai ser mais difícil posicionar-se frente a tanta oferta.
  • Produto que seja novidade ou tendência: para a data, temporada ou estação. O produto tem que ter mais de dois ou três meses no mercado, para poder analisar como funcionou, é necessário que tenha um mínimo historial para compreender como foi, para os outros vendedores ou negócios que os vendam.
  • Ser chamativo e original é ideal, porque haverá menor concorrência, e por sua vez, que não se encontre em nenhum lugar, faz com que não tenha preços de referências e permite mais liberdade na hora de fixar o preço.
  • Escolher um produto de temporada para explorar muito durante uma época em particular, para orientá-lo a maximizar as vendas durante um período determinado.
  • Seja qual for o produto, ele tem que ser rentável, para permitir pagar as comissões para o Mercado Livre, investir em publicidade, reinvestir, e ao mesmo tempo, gerar lucro.
  • Prestar atenção aos produtos que Mercado Livre permite participar de Ofertas ou descontos, já que isto significa que se tem alta quantidade de unidades vendidas são de interesse para os compradores.
  • Ver que produtos possuem boas pontuações para os clientes, os mais atraentes.
  • Ler os comentários da concorrência serve para ver quais são os seus erros e aprender deles, para poder crescer.
  • Avaliar antes de publicar um produto, se o mesmo já é vendido por uma Loja Oficial, já que se o produto vendido por uma loja desconhecida ou pela loja oficial, sempre os compradores irão preferir a oficial, embora isso implique num custo um pouco maior.
  • Escolher produtos fáceis de entender e usar, sem complicações, sem grande explicação técnica, já que podem trazer qualificações negativas, caso se arme mau ou não se compreende seu uso, além disso, pode gerar devoluções ou reclamações que afetem sua reputação.
  • Ter em conta as datas especiais ou eventos que se aproximam, se está próximo o Dia das crianças, por exemplo, focalizar nos produtos para esse segmento.

Alguns conselhos úteis para compreender como funciona o mercado

Entender o funcionamento do mercado, ou seja, quem são e como atuam os vendedores que vendem os produtos dessa mesma categoria; e quem são e como é o comportamento de compra, das pessoas interessadas nos mesmos, é essencial para ter sucesso nas vendas, para isso é importante:

  • Analisar quais são as publicações com as quais você está competindo, é importante navegar, ver o site, fazer explorações, compreender como são os títulos, descrições, imagens, preços, comentários e a quantidade de unidades vendidas. Prestar atenção as melhores posicionadas.
  • Entender o mercado, existem categorias que costumam sempre serem líderes, como por exemplo, a eletrônica e outras que vão mudando, conforme o momento, por exemplo, desde o início da pandemia aumentou a participação do mercado da categoria saúde e equipamento médico.
  • Revisar quais são os artigos mais buscados nas tendências do Mercado Livre.
  • Utilizar ferramentas como a Crystal Zoom para conhecer como é o comportamento da concorrência e analisar o ranking das publicações.
  • Sempre que puder, identificar a qual nicho está vendendo, quem são o público alvo, já que em base a essa idea possa armar sua base de produtos. Se por exemplo, você vende produtos para crianças, terá produtos para eles dentro de diversas categorias, além de brinquedos, com certeza tem outros artigos de categorias diferentes, como livraria, mochilas, roupa infantil. Também se conhecemos o segmento, terá mais possibilidades de encontrar nichos de mercado, que é o ideal de todo o comerciante, encontrar esses produtos que os consumidores querem ou precisam, mas que ninguém ou poucas lojas vendam.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais notícias

Seleciona o site onde você vende:

Quer vender mais?​

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

Quer vender mais?

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!