Quais publicações promocionar?

Resumo: Para fazer a melhor estratégia de publicidade no Mercado Livre e obter os maiores rendimentos devemos promocionar as publicações que maior êxito nos dão.

Fazer publicidade no Mercado Livre nos permite aparecer em lugares de maior visibilidade dentro do site, o que se traduz em mais tráfego e vendas. Segundo dados da Crystal Zoom, nas publicações promocionadas se concreta uma venda logo das 45 visitas em promedio, enquanto que as publicações orgânicas, ou seja, sem publicidade se necessitam entre 200 e 250 cliques para concretar uma venda. 

Apesar de que está em jogo múltiplos fatores, tais como os momentos de maior demanda, os preços em relação a categoria, os gostos e preferências dos consumidores, entre otros; entender como manusear a publicidade e administrá-la de forma adequadapoderia gerar um grande incremento de nossas vendas

Para Publicitar nossas publicações, Mercado Livre nos propõe a ferramenta Product Ads. Para saber mais sobre como funciona há uma nota prévia onde explicamos.

Para que ativar uma campanha de Publicidade no Mercado Livre seja rentável para nosso negócio e que se seja refletido em vendas, temos que fazer uma pré seleção de quais publicações vamos a promocionar. Por que fazer uma pré seleção? Porque um investimento sem estratégia vá fazer que Mercado Livre nos promocione todas as publicações, assim acabará rapidamente o pressuposto que designamos e não veremos refletido em nossas vendas. Por isso, é recomendável determinar primeiro quais promocionaremos.

As publicações que melhor tem uma tração são as que farão a diferença

Qual é a melhor estratégia para promocionar nossas publicações?

A estratégia é focalizar o investimento nas publicações que melhor funcionam em cada momento. Para conhecer quais são devemos atender a alguns aspectos tais como

  •  Analizar as tendências de busca do momento, o que nos vai permitir conhecer se há produtos dos que vendemos que são de alta demanda no mercado, e também se aproxima alguma data que aumentará essa demanda, por exemplo: a chegada do dia das crianças, atrai maiores vendas aos produtos que vendemos na categoria brinquedos. 
  • Descartaremos as publicações que recebemos grande quantidade de cliques mas que não geraram nenhuma venda. O custo da publicidade é por clique, então investir sobre elas somente geraria perdas. 
  •  Não publicitar artigos porque “queremos vender logo”, se temos produtos que não tem boas vendas orgânicas, tampoco vão a ter com publicidade.
  • Para lograr um crescimento, não deveríamos promocionar as publicações que tenham bom posicionamento orgânico, é dizer, aquelas que aparecem em uma boa posição nas buscas sem publicidade. Devemos focalizar nas que não aparecem em uma boa posição, para lograr aumentar o tráfego. O que resulta uma dupla vantagem: se Mercado Livre detecta que começam a ter maior tráfego e vendas, também melhora seu posicionamento orgânico.
  • No caso de que já tenhamos uma campanha de publicidade ativa vamos enfocar naquelas publicações que tem maior índice de investimento sobre ingressos. Isso nos permitirá ver quais são os produtos que maior ganância dão e os que temos retorno de investimento, isso é o que determina a rentabilidade ou não do investimento: quanto investimos em publicidade e quanto ganhamos. 

Uma vez reconhecidas e selecionadas nossas melhores publicações, sobre elas vamos ativar a pauta. Recordemos que é melhor ter menor quantidade de produtos promocionados mas que funcione, a ter muitos que o único que nos va a gerar é que o investimento se disperse e não concretizamos vendas

Uma vez ativada a campanha, temos que deixá-la funcionar ao menos 7 dias (tempo mínimo recomendado para medir o êxito ou fracasso da campanha). As campanhas tem que ter certa temporalidade, para depois voltar sobre ela, e repetir a análise prévia: ver quais produtos estão funcionando e quais não. Para configurar em quais há que deixar de investir e quais podemos incorporar a campanha, assim o que nao funciona nem teve impressões poderemos substituir por outros anúncios. 

Compartilhe

Mais notícias

Quer vender mais?​

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

Quer vender mais?

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

SUSCRIPCIÓN MENSUAL PLAN SMART ADS

El valor de tu plan dependerá de tus Ingresos en Product Ads promedio de los últimos tres meses. Por ejemplo, si tus ingresos por Product Ads los últimos 90 días fueron de $925.000, el promedio mensual es de $308.333 por lo que la tarifa será de $14.999 + IVA
Ingresos Product Ads (en PESOS AR)
Valor Suscripción Anual (en PESOS AR)
$0 a $20.000
$5.599 +IVA
$20.001 a $1.000.000
$14.999 +IVA
$1.000.001 a $1.850.000
$29.599 +IVA
Más de $ 1.850.001
$45.999 +IVA