Publicidade multi-campanha, aliados ou inimigos?

multicampañas

O Mercado Livre lançou “Multicampañas”, a nova função que permite criar múltiplas campanhas publicitárias para a mesma conta. Nesta nota respondemos tudo o que há para saber sobre como funcionam.

O que é uma campanha publicitária?

Para anunciar no Mercado Livre, as publicações que você deseja promover são agrupadas em uma campanha. Depois de criado, um orçamento de investimento diário é atribuído a ele.

O que são várias campanhas?

Multi-campanhas é uma função que permite criar múltiplas campanhas publicitárias dentro da mesma conta do Mercado Livre. Trabalham de forma independente entre elas. As publicações a serem incluídas em cada uma, são selecionadas e seu próprio orçamento diário do seu propio investimento.

Existem limitações para a criação de várias campanhas?

As publicações incluídas dependerão dos objetivos, estratégias e possibilidades de cada conta.

Cabe a cada vendedor entender se é necessário subdividir sua campanha e por quais motivos deseja fazê-lo.

É aconselhável criar várias campanhas?

Depende dos objetivos e possibilidades de cada conta em particular. Antes de decidir se vamos dividir nossa campanha, temos que entender que: Cada campanha funciona de forma independente

É importante destacá-lo por dois aspectos:

1: Orçamento O valor diário para investir em nossa campanha publicitária depende dos parâmetros que o Mercado Livre nos permite. De acordo com cada conta, há um mínimo e um máximo que podemos gastar.

Suponhamos que o orçamento mínimo possível para nossa conta seja de $ 500 por dia, se tivermos uma única campanha, nosso valor de investimento começa a partir desse valor, por outro lado se tivermos várias campanhas, em cada uma temos que investir pelo menos $ 500, ou seja, quer ter duas campanhas ativas custa no mínimo $ 1000.

2: Publicações Uma publicação não pode fazer parte de duas ou mais campanhas ao mesmo tempo. As postagens que estão dentro de uma campanha funcionam apenas dentro dela.

Agora que entendemos isso, voltamos à pergunta inicial, é aconselhável criar várias campanhas? E nós respondemos, com outra pergunta: Temos dinheiro para investir em várias campanhas?

Quando é útil criar várias campanhas?

A criação de várias campanhas pode ser muito útil, desde que, tenham uma razão de ser, quando acompanhadas de um objetivo de vendas ou estratégia de negócios específica, por exemplo, você pode ter uma campanha específica com uma seleção de produtos que deseja manter sempre promovida e que nunca fica sem orçamento.

Além disso, pode ser útil se tivermos várias lojas oficiais e tivermos um orçamento específico por marca, desta forma podemos criar campanhas independentes para cada uma.

Quando NÃO é recomendado criar várias campanhas?

Criar várias campanhas não é recomendado quando não for REALMENTE necessário. É preciso entender que cada campanha significa um investimento maior, que pode não refletir na receita.

Como várias campanhas afetam os resultados da conta?

Os resultados estão atrelados às expectativas que tínhamos quando planejamos cada uma das campanhas. Se os criarmos com critérios e objetivos definidos, e dermos a eles o acompanhamento de que necessitam, podemos medir se podemos ou não atendê-los adequadamente.  Por outro lado, se não tivéssemos uma ideia inicial, o mais provável é que gere um aumento do investimento e resultados não tão bons ao nível global da conta.

Resumindo, são aliados ou inimigos?

As multi-campanhas são aliadas quando as utilizamos com um critério definido e damos a atenção necessária.

Quando nos empolgamos e criamos campanhas sem motivo específico, eles podem se tornar nossos inimigos, pois podem gerar um aumento no investimento e resultados não tão bons no nível global da conta.

Compartilhe

Mais notícias

Quer vender mais?​

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

Quer vender mais?

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

SUSCRIPCIÓN MENSUAL PLAN SMART ADS

El valor de tu plan dependerá de tus Ingresos en Product Ads promedio de los últimos tres meses. Por ejemplo, si tus ingresos por Product Ads los últimos 90 días fueron de $925.000, el promedio mensual es de $308.333 por lo que la tarifa será de $14.999 + IVA
Ingresos Product Ads (en PESOS AR)
Valor Suscripción Anual (en PESOS AR)
$0 a $20.000
$5.599 +IVA
$20.001 a $1.000.000
$14.999 +IVA
$1.000.001 a $1.850.000
$29.599 +IVA
Más de $ 1.850.001
$45.999 +IVA