Posicionamento no Mercado Livre: 3 segredos para ter maior visibilidade – Parte 1

posicionamiento en mercado libre

O sonho de todos os vendedores é estar dentro dos primeiros resultados de pesquisa, esses espaços estratégicos trazem maior tráfico e vendas. Mas como as publicações chegam a estar nesses lugares? Quem as escolhe? O algoritmo é que determina o posicionamento no Mercado Livre. Nesta nota te informaremos tudo sobre como funciona e o que fazer para dar mais visibilidade as nossas publicações.

O algoritmo do Mercado Livre, melhor tê-lo como amigo

Acontece que quem está atrás de toda a lógica do Mercado Livre é o algoritmo, que é o responsável de escolher em que ordem mostrar as publicações dentro das listas de resultados. Prioriza e escolhe a melhor publicação em base as probabilidades de conversão (vendas/visitas).

Genial, mas como se consegue um bom posicionamento no Mercado Livre?

Aqui está um pequeno truque, um bom posicionamento se consegue combinando e incorporando a maior quantidade de variáveis possíveis. Em outras palavras, é preciso apostar a todas as ferramentas que tivermos ao alcance, quantas mais variáveis considerarmos melhor será para o nosso posicionamento!

As 3 formas de melhorar nosso posicionamento no Mercado Livre:

1. Modo próprio: Oque nós mesmos podemos fazer?

  • Nomear corretamente: Escrever títulos claros e sem excesso de informação.  Devemos nos enfocar exclusivamente no produto e em como costumam ser procurados pelos usuários.
  • Otimizar as fotografias: Incorporar variedade de fotografias com qualidade.
  • Completar as descrições e características das publicações: As especificaçõestécnicas dos produtos são dados imprescindíveis, é importante que todos os campos estejam completos. 
  • Publicar na categoria correspondente: Categorizar os produtos adequadamente.
  • Ter stock disponível: Contar com suficientes unidades disponíveis.
  • Ter preços competitivos: Manter uma estratégia de preços diante da concorrência.
  • Oferecer Mercado Envios.

2. Modo ganho: O que podemos obter se cumprimos corretamente nossas tarefas como vendedores?

  • Manter uma boa reputaçãoTer a menor quantidade de reclamações possíveis e despachar os produtos em menos de 24 horas.
  • Bom atendimento: Responder as consultas rapidamente e com boa qualidade. 
  •  Comentários e opiniões dos compradores: Com um bom atendimento post venta pode-se conseguir opiniõespositivas e bons comentários para os produtos.

3. Modo pago: Como gerar um impulso rápido e efetivo ao posicionamento?

Mercado Livre oferece uma solução de publicidade que permite aumentar a visibilidade das publicações, a ferramenta Product Ads, mostra os anúncios nos resultados da pesquisa e nas páginas dos produtos de outros vendedores em posições destacadas.

Está orientada a alcançar um objetivo de ventas dando maior visibilidade aos produtos, é por isso que as publicações com publicidade registram mais de 25% de aumento das vendas.

Product Ads também pode ser combinado com o tipo de publicação Premium. As publicações Premium geram melhor exposição orgânica nas listas.

Quanto mais variáveis pudermos cumprir, mais seremos considerados pelo algoritmo de Mercado Livre e teremos maior visibilidade, tráfico e vendas no site.  

Compartilhe

Mais notícias

Quer vender mais?​

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

Quer vender mais?

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

SUSCRIPCIÓN MENSUAL PLAN SMART ADS

El valor de tu plan dependerá de tus Ingresos en Product Ads promedio de los últimos tres meses. Por ejemplo, si tus ingresos por Product Ads los últimos 90 días fueron de $925.000, el promedio mensual es de $308.333 por lo que la tarifa será de $14.999 + IVA
Ingresos Product Ads (en PESOS AR)
Valor Suscripción Anual (en PESOS AR)
$0 a $20.000
$5.599 +IVA
$20.001 a $1.000.000
$14.999 +IVA
$1.000.001 a $1.850.000
$29.599 +IVA
Más de $ 1.850.001
$45.999 +IVA