Os 5 fatos que você precisa saber para que a publicidade não te engane

datos mercado libre

É comum ouvir que a propaganda é enganosa, e é! Mas não pela razão que todos pensam.

Com a publicidade, conseguimos dar um empurrãozinho nos nossos produtos. Ao promovê-los, aumentamos a sua difusão, conseguindo assim que sejam vistos por mais pessoas e tenham mais hipóteses de serem vendidos. Até agora sem trapaça, certo? O problema é que ele se torna enganoso mais tarde, quando se trata de medir sua eficácia.

No final das contas, o que queremos alcançar com publicidade é ter mais entrada de dinheiro. Para saber se estamos no caminho certo, é preciso medir os resultados. Frequentemente, as métricas não são rastreadas ou a atenção é dada aos dados isoladamente, sem compreender a operação global das campanhas. E se não fizermos – ou alguém fizer por nós – essa tarefa regularmente, podemos perder dados muito valiosos para o nosso
negócio.

De olho na lupa, os indicadores mais
importantes:

1. Investimento/Renda

Indica o desempenho da campanha publicitária. Em simples plavras Esse resultado nos mostra qual é o custo real da propaganda, ou seja, mostra o quanto estamos ganhando (receita) em relação ao gasto que fazemos (investimento). É fundamental entender quais produtos geram lucros e quais geram apenas perdas. Essas informações nos ajudam a determinar quais publicações devemos promover e quais não devemos.


2. Custo por clique

Cada vez que alguém clica em um dos anúncios, o dinheiro é deduzido do orçamento diário. Este custo é variável e depende de cada postagem e de quando ela é promovida. Por isso não é possível saber com antecedência quanto será. Analisar quanto é o custo por clique de cada uma de nossas publicações nos ajudará a entender quais geram lucros e quais perdas.

3. Visitas

É importante medir o número de visitas que recebemos em cada uma das publicações de forma orgânica e quantas recebemos graças à publicidade. Por sua vez, devemos estar atentos à relação entre visitas e vendas. Pode acontecer que recebamos muitas visitas, mas existe algum motivo na nossa publicação que não motiva os compradores a efetuarem a venda. -Para saber mais sobre como fazer seus visitantes se apaixonarem para que possam comprar você, você pode visitar esta nota-.

4. Vendas

Devemos nos perguntar de onde vem cada uma de nossas vendas e quantas delas obtemos graças à publicidade.

5. Publicações com publicidade

Primeiro, é importante revisar quantas de nossas publicações têm publicidade ativa. Depois, é necessário rever quais valem a pena estar ativos, para isso é necessário detectar se existem “publicações de pedra” (aquelas que têm baixo giro, baixo volume de vendas ou baixo desempenho) e, nesse caso desativá-las para que não afetem negativamente para a campanha.

Resumo

É muito fácil cair na armadilha de pensar que a publicidade está nos dando resultados quando não está, ou vice-versa. Para não ser enganados, tomar as melhores decisões e aumentar a nossa rentabilidade, temos que analisar globalmente todos esses indicadores.

Este exercício é um pouco tedioso para você? Experimente Crystal Zoom gratuitamente! Cuidamos de todo o acompanhamento para que suas campanhas estejam sempre otimizadas e tenham os melhores resultados.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais notícias

Seleciona o site onde você vende:

Quer vender mais?​

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

Quer vender mais?

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!