Os 3 tipos de produtos no Mercado Livre

productos en mercado libre

Nem todo produto no Mercado Livre se vende da mesma forma, e claro em todos geram o mesmo lucro. Conhecer em que etapa está cada produto influenciará nos esforços necessários para vende-lo e obter o retorno esperado.

Se pensamos em termos de demanda, que no ecossistema do Mercado Livre se traduz em pesquisas, encontramos três tipos bem diferentes de produtos.

1- Produto não procurado: produto que tem baixa demanda.
2- Produto de procura média: produtos de compra eventual na plataforma.
3- Produtos tendência: produtos altamente procurados na plataforma. Esses variam bastante, dependem dos gostos e preferencias dos usuários, as modas, as datas especiais, as estações do ano, etc.

Junto ao volumem de procura (demanda), está o nível de concorrência (oferta): se vendemos um produto que é muito procurado mas tem pouca concorrência podemos ter mais participação de mercado e maior rentabilidade. E vice-versa, se vendemos um produto que tem muita procura mas tem muita concorrência a rentabilidade tende a baixar.

Entender em que etapa está cada um dos nossos produtos é importante apara aplicar a melhora estratégia de vendas. Dessa forma pode –se projetar o que esperar para cada tipo de produto, de acordo al mercado.

4 etapas dos produtos no Mercado Livre:


1- Necessidade: Produtos muito procurados e com baixa concorrência no mercado. Se espera alta rentabilidade.
2- Incerteza: Produtos pouco procurados e baixa concorrência. É preciso entender se a curto/médio prazo pode ser convertido em uma necessidade ou não.
3- Saturação: Produtos pouco procurados  e muita concorrência. Uma boa decisão é investir em publicidade para conseguir obter posicionamento. É muito importante fazer o seguimento e testar para saber como funciona porque ao ser um produto de baixa rotação pode receber muitos cliques e poucas vendas, o que pode gerar um custo muito alto.
4- Concorrência: Produtos muito procurados e alta concorrência. Existe a necessidade de oferecer preços mais competitivos, melhor política de envios/pagamentos parcelados, promover para estar mais visível, e obter a melhor rentabilidade.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais notícias

Seleciona o site onde você vende:

Quer vender mais?​

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

Quer vender mais?

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!