O erro que você NÃO pode cometer com várias campanhas

error multicampañas

No Mercado Livre você pode criar várias campanhas publicitárias. Quando feitos com cautela e na medida certa, eles são muito úteis e benéficos. Mas se abusarmos delas, eles podem nos fazer perder muito dinheiro. Portanto, é preciso usá-los com cautela e, evitar o erro mais recorrente, que também acaba gerando outros problemas.

O erro mais comum

O erro mais comum é usar várias campanhas para organizar nossas publicações. Geralmente acontece quando criamos diferentes campanhas com diferentes tipos de produtos para acomodá-los de acordo com alguns critérios que serão úteis, por exemplo, de acordo com a marca, categoria, uma determinada faixa de preço, e assim por diante. Fazer essa distribuição com o único propósito de solicitar nossos itens não é benéfico para nossa estratégia de publicidade.

Você vai me dizer: “porquê não posso agrupar os produtos como desejo nas campanhas?”

A resposta é simples: Debe ser levado em consideração que o orçamento mínimo diário para investimento em publicidade é por campanha, portanto, quanto mais campanhas, maior será o investimento mínimo. Suponhamos que o valor mínimo que o Mercado Libre nos permite investir seja $ 100. Se tivermos uma única campanha, podemos investir a partir de US $ 100 por dia.

Agora, se tivermos duas campanhas ativas, teremos que considerar um orçamento que começa em $ 200 por dia, e se tivermos 3 campanhas? $ 300 no mínimo. E assim por diante.

Agora cuidado, é errado investir mais dinheiro por dia?

Não necessariamente! Não é ruim nem bom. Não devemos perder isso de vista na hora de criar campanhas, para que elas não acabem exigindo um orçamento maior do que podemos atribuir e sejamos obrigados a pausá-las.

O problema que vem colado

Acontece com a maioria dos profissionais de marketing que ficamos entusiasmados e criamos diferentes campanhas. A questão é que, como já falamos, eles exigem mais investimentos, o que nos faz custar mais sustentá-los ao longo do tempo.

O que pode chegar acontecer se no caso suceceder isso? Quando não temos dinheiro suficiente para mantê-los ativos, pausamos a grande maioria e acabamos deixando apenas um ou dois promocionando.

Todos os produtos que estão nas campanhas que estão inativas deixaram de ser promovidos.

É assim que, perdemos a oportunidade de divulgar artigos que estavam dando ou poderiam dar muito bons resultados.

Resumo

O investimento depende sempre de cada conta, das possibilidades de investimento e dos objetivos. A recomendação é que primeiro  sejamos claros sobre o que significa (em termos de custos) criar muitas campanhas e então nos perguntamos se temos os meios para mantê-los. Se, por outro lado, vamos encerrá-los pausando campanhas por falta de orçamento, é aconselhável criar apenas uma ou duas, e garantir que possamos mantê-las a médio ou longo prazo.

Compartilhe

Mais notícias

Quer vender mais?​

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

Quer vender mais?

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

SUSCRIPCIÓN MENSUAL PLAN SMART ADS

El valor de tu plan dependerá de tus Ingresos en Product Ads promedio de los últimos tres meses. Por ejemplo, si tus ingresos por Product Ads los últimos 90 días fueron de $925.000, el promedio mensual es de $308.333 por lo que la tarifa será de $14.999 + IVA
Ingresos Product Ads (en PESOS AR)
Valor Suscripción Anual (en PESOS AR)
$0 a $20.000
$5.599 +IVA
$20.001 a $1.000.000
$14.999 +IVA
$1.000.001 a $1.850.000
$29.599 +IVA
Más de $ 1.850.001
$45.999 +IVA