No Mercado Livre você pode criar várias campanhas publicitárias. Quando feitos com cautela e na medida certa, eles são muito úteis e benéficos. Mas se abusarmos delas, eles podem nos fazer perder muito dinheiro. Portanto, é preciso usá-los com cautela e, evitar o erro mais recorrente, que também acaba gerando outros problemas.
O erro mais comum
O erro mais comum é usar várias campanhas para organizar nossas publicações. Geralmente acontece quando criamos diferentes campanhas com diferentes tipos de produtos para acomodá-los de acordo com alguns critérios que serão úteis, por exemplo, de acordo com a marca, categoria, uma determinada faixa de preço, e assim por diante. Fazer essa distribuição com o único propósito de solicitar nossos itens não é benéfico para nossa estratégia de publicidade.
Você vai me dizer: “porquê não posso agrupar os produtos como desejo nas campanhas?”
A resposta é simples: Debe ser levado em consideração que o orçamento mínimo diário para investimento em publicidade é por campanha, portanto, quanto mais campanhas, maior será o investimento mínimo. Suponhamos que o valor mínimo que o Mercado Libre nos permite investir seja $ 100. Se tivermos uma única campanha, podemos investir a partir de US $ 100 por dia.
Agora, se tivermos duas campanhas ativas, teremos que considerar um orçamento que começa em $ 200 por dia, e se tivermos 3 campanhas? $ 300 no mínimo. E assim por diante.
Agora cuidado, é errado investir mais dinheiro por dia?
Não necessariamente! Não é ruim nem bom. Não devemos perder isso de vista na hora de criar campanhas, para que elas não acabem exigindo um orçamento maior do que podemos atribuir e sejamos obrigados a pausá-las.
O problema que vem colado
Acontece com a maioria dos profissionais de marketing que ficamos entusiasmados e criamos diferentes campanhas. A questão é que, como já falamos, eles exigem mais investimentos, o que nos faz custar mais sustentá-los ao longo do tempo.
O que pode chegar acontecer se no caso suceceder isso? Quando não temos dinheiro suficiente para mantê-los ativos, pausamos a grande maioria e acabamos deixando apenas um ou dois promocionando.
Todos os produtos que estão nas campanhas que estão inativas deixaram de ser promovidos.
É assim que, perdemos a oportunidade de divulgar artigos que estavam dando ou poderiam dar muito bons resultados.
Resumo
O investimento depende sempre de cada conta, das possibilidades de investimento e dos objetivos. A recomendação é que primeiro sejamos claros sobre o que significa (em termos de custos) criar muitas campanhas e então nos perguntamos se temos os meios para mantê-los. Se, por outro lado, vamos encerrá-los pausando campanhas por falta de orçamento, é aconselhável criar apenas uma ou duas, e garantir que possamos mantê-las a médio ou longo prazo.