Investimento/Faturamento: Por que é a métrica mais importante?

A medição e o seguimento são o segredo do sucesso das campanhas de publicidade no Mercado Livre. É o que nos ajuda a diferenciar se estamos realizando as ações adequadas para alcançar os nossos objetivos ou se é preciso mudar a estratégia.

Temos que entender a publicidade como mais um investimento, o que significa que o objetivo é recuperar o mesmo e ao mesmo tempo obter maiores benefícios. Para saber se é eficiente temos que analisar um pouco o que gastamos em publicidade: que percentual representa do nosso faturamento, se foi rentável e finalmente quanto terminamos ganhando. A melhor métrica para conhecer o rendimento da campanha publicidade no Mercado Livre e medir sua efetividade é o percentual de Investimento/Faturamento, também conhecido como ACOS –as siglas em inglês significam Advertising Costs of Sales-.

Esse resultado nos mostra qual é o custo real da publicidade, em simples palavras, nos indica quanto estamos ganhando em relação ao gasto que realizamos. Este índice se calcula dividindo o investimento em publicidade sobre o faturamento por publicidade e multiplicando o resultado por 100. Por exemplo, se gastamos R$2 em publicidade e esses anúncios geraram vendas de R$20, este índice será de 10%.

Este resultado pode ser visto facilmente tanto desde a conta no Mercado Livre como desde a Crystal Zoom.

Parâmetros normais

O índice varia conforme a categoria do produto, o país no qual se vende e outras variáveis. No Brasil o índice normalmente está entre 10% y 12% enquanto no México a média está entre 8% a 10%. Embora existam categorias como roupas, nas quais esse percentual costuma ser mais alto.

Geralmente o objetivo está definido em que nosso investimento seja mínimo e que o faturamento obtido seja o mais alto possível. Por isso, realizar o seguimento a esses parâmetros nos permite saber quando a nossa campanha está funcionando bem e quando é preciso realizar ajustes.

Como conseguir os melhores resultados

Se nosso índice de Investimento/Faturamento está alto temos que tomar medidas para baixá-lo. Para conseguir isso podemos começar nos perguntando quais dos nossos produtos representam melhor índice de investimento/faturamento, e fazer foco em ativar a publicidade exclusivamente neles, para evitar promover aqueles anúncios que nos geram proporcionalmente um alto custo e baixos rendimentos. 

Quando este índice pode ser alto?

Agora atenção, como sempre existem exceções, e este índice pode ser alto propositalmente em determinadas situações. Podemos “apostar” por um investimento menos rentável no momento, porém confiando que no futuro obtenhamos maiores rendimentos. Desde a Crystal Zoom pode-se configurar três tipos de estratégias de acordo com os objetivos a cumprir e cada uma delas contempla um nível de Investimento/Faturamento esperado. Além disso pode-se configurar antecipadamente qual é o índice de Investimento/Faturamento objetivo e se orienta a campanha de publicidade no Mercado Livre para alcança-lo.

Compartilhe

Mais notícias

Quer vender mais?​

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

Quer vender mais?

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

SUSCRIPCIÓN MENSUAL PLAN SMART ADS

El valor de tu plan dependerá de tus Ingresos en Product Ads promedio de los últimos tres meses. Por ejemplo, si tus ingresos por Product Ads los últimos 90 días fueron de $925.000, el promedio mensual es de $308.333 por lo que la tarifa será de $14.999 + IVA
Ingresos Product Ads (en PESOS AR)
Valor Suscripción Anual (en PESOS AR)
$0 a $20.000
$5.599 +IVA
$20.001 a $1.000.000
$14.999 +IVA
$1.000.001 a $1.850.000
$29.599 +IVA
Más de $ 1.850.001
$45.999 +IVA