Investimento/Faturamento: Por que é a métrica mais importante?

A medição e o seguimento são o segredo do sucesso das campanhas de publicidade no Mercado Livre. É o que nos ajuda a diferenciar se estamos realizando as ações adequadas para alcançar os nossos objetivos ou se é preciso mudar a estratégia.

Temos que entender a publicidade como mais um investimento, o que significa que o objetivo é recuperar o mesmo e ao mesmo tempo obter maiores benefícios. Para saber se é eficiente temos que analisar um pouco o que gastamos em publicidade: que percentual representa do nosso faturamento, se foi rentável e finalmente quanto terminamos ganhando. A melhor métrica para conhecer o rendimento da campanha publicidade no Mercado Livre e medir sua efetividade é o percentual de Investimento/Faturamento, também conhecido como ACOS –as siglas em inglês significam Advertising Costs of Sales-.

Esse resultado nos mostra qual é o custo real da publicidade, em simples palavras, nos indica quanto estamos ganhando em relação ao gasto que realizamos. Este índice se calcula dividindo o investimento em publicidade sobre o faturamento por publicidade e multiplicando o resultado por 100. Por exemplo, se gastamos R$2 em publicidade e esses anúncios geraram vendas de R$20, este índice será de 10%.

Este resultado pode ser visto facilmente tanto desde a conta no Mercado Livre como desde a Crystal Zoom.

Parâmetros normais

O índice varia conforme a categoria do produto, o país no qual se vende e outras variáveis. No Brasil o índice normalmente está entre 10% y 12% enquanto no México a média está entre 8% a 10%. Embora existam categorias como roupas, nas quais esse percentual costuma ser mais alto.

Geralmente o objetivo está definido em que nosso investimento seja mínimo e que o faturamento obtido seja o mais alto possível. Por isso, realizar o seguimento a esses parâmetros nos permite saber quando a nossa campanha está funcionando bem e quando é preciso realizar ajustes.

Como conseguir os melhores resultados

Se nosso índice de Investimento/Faturamento está alto temos que tomar medidas para baixá-lo. Para conseguir isso podemos começar nos perguntando quais dos nossos produtos representam melhor índice de investimento/faturamento, e fazer foco em ativar a publicidade exclusivamente neles, para evitar promover aqueles anúncios que nos geram proporcionalmente um alto custo e baixos rendimentos. 

Quando este índice pode ser alto?

Agora atenção, como sempre existem exceções, e este índice pode ser alto propositalmente em determinadas situações. Podemos “apostar” por um investimento menos rentável no momento, porém confiando que no futuro obtenhamos maiores rendimentos. Desde a Crystal Zoom pode-se configurar três tipos de estratégias de acordo com os objetivos a cumprir e cada uma delas contempla um nível de Investimento/Faturamento esperado. Além disso pode-se configurar antecipadamente qual é o índice de Investimento/Faturamento objetivo e se orienta a campanha de publicidade no Mercado Livre para alcança-lo.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais notícias

Seleciona o site onde você vende:

Quer vender mais?​

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

Quer vender mais?

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!