Google Ads vs Product Ads: Qual me convém?

Resumo – Google Ads vs Product Ads: entender quais são nossos objetivos de negócio é o que nos permitirá conhecer qual é a melhor estratégia publicitária. 

Google Ads vs Product Ads: semelhanças e diferenças

Tanto Google Ads como Product Ads (a ferramenta de publicidade do Mercado Livre) são espaços de publicidade em motores de busca que tem como objetivo levar tráfego a onde necessitemos: seja nossa publicação de Mercado Livre, nosso canal de e-commerce ou nosso site web.

Quando um usuário realiza uma busca aparece uma grande quantidade de resultados, mas a maioria somente se detém nos primeiros, é por isso que nossos esforços necessitam estar postos em posicionarmos em lugares estratégicos. Assim, quando alguém busque um produto ou serviço similar ao que vendemos poderá encontrar nosso anúncio, e que melhor que chegar às pessoas adequadas no momento exato em que nos estão buscando?

formato de cobrança de Google Ads e de Product Ads é similar, tem um custo por clique: os anúncios se mostram sem cargo e somente descontará dinheiro do pressuposto que escolhemos em caso de que tenha acesso a nosso anúncio. Uma vez que nos acabe o pressuposto, simplesmente deixará de mostrar, sem gerar gastos extra.

Google Ads ou Product Ads? Qual é melhor para meu negócio?

Ao momento de pensar qual campanha de marketing será mais efetiva para nosso negócio vamos a deparar com esta pergunta: onde me convém investir em Google Ads ou Product Ads?

O que primeiro temos que pensar é quais serão nossos objetivos:

  • Objetivo de negócio: Que queremos obter? Devemos perguntar-nos se nossa finalidade é aumentar o volume de vendas e as ganâncias ou posicionar nossa marca.
  • Objetivo concreto: Aonde queremos dirigir ao usuário? Nosso objetivo é que possa aceder a publicação e compre nosso produto ou serviço? Ou queremos que aceda a nossa página web e que conheça nossa marca?

Se nosso objetivo é dirigir ao usuário a nossa publicação com a finalidade de aumentar nossas vendas a melhor opção é Product Ads. Pelo contrário, se nosso objetivo é posicionar nossa marca e levar tráfego a nosso site, Google Ads será a alternativa perfeita.

Product Ads e Google Ads no funil de conversão

Se pensarmos na forma do famoso funil de conversão do marketing, os usuários que realizam buscas em Google e no Mercado Livre se encontram em distintos degraus do mesmo

  • Os usuários que realizam buscas em Google estão na etapa de interesse por um produto ou serviço, estão indagando sobre o mesmo, buscando seus atributos, características, o que é ou como funciona.
    Isso pode nos beneficiar no caso de que ofereçamos um produto ou serviço singular, já que ser a primeira marca com a que entre em contato pode resultar um grande valor agregado para posicionarmos na mente do consumidor. 
  • Em câmbio, os usuários que realizam buscas no Mercado Livre, estão na etapa de decisão, tem a iniciativa de que vão a realizar uma compra e acedem ao site para escolher especificamente qual comprar. O grande benefício é que estamos um passo mais cerca de nosso objetivo de conversão, é dizer, vender.

Três vantagens de Product Ads vs Google Ads

Comportamento dos usuários: As pessoas que fazem buscas no Mercado Livre o fazem com a finalidade de comprar. Se nossas publicações aparecem entre esses resultados estamos entre uma das opções de compra.
Em câmbio, as buscas de um produto ou serviço no Google podem ser por múltiplas razões que excedem ao ato de comprar, por exemplo podem buscar um produto para ler seu manual de uso, suas especificações técnicas, lugares onde reparar, etc.
 
Termos de busca: A maioria dos usuários no Mercado Livre realiza buscas orgânicas, é dizer, por nome de produto, não pela marca especificamente. Desta forma, nossos artigos tem mais possibilidade de aparecer nos resultados de busca, a diferença de Google onde os usuários  tendem a buscar marcas específicas e o que os leva a aceder aos canais de venda online próprios de cada uma, pelo que haverá mais competidores e dificultará o tráfego até nosso canal de vendas.


Audiência: O maior benefício de Google Ads frente a Product Ads poderia ser que permite micro segmentar as campanhas segundo a audiência a que queremos chegar: sua localização geográfica, suas características etárias, preferências e os termos de busca com as que queremos que nos relacionem, mas esta vantagem é de valor em nosso caso? Nos acerca de nosso objetivo? Recordemos que prestando atenção ao funil, nas buscas do Google é necessário segmentar a audiência adequadamente porque estamos captando seu interesse, e para lograr é necessário dirigirmos ao público correto, mas em câmbio no Mercado Livre já temos a audiência que queremos:  quem melhor que a pessoa que buscou nosso produto em um site de compra e venda? Agora somente falta convencê-los de que nosso produto é o melhor.

Para saber mais sobre como captar as pessoas que já entraram em nossa publicação pode ler a seguinte nota prévia.

Compartilhe

Mais notícias

Quer vender mais?​

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

Quer vender mais?

Inscreva-se no nosso newsletter semanal e não perca todas as novidades!

SUSCRIPCIÓN MENSUAL PLAN SMART ADS

El valor de tu plan dependerá de tus Ingresos en Product Ads promedio de los últimos tres meses. Por ejemplo, si tus ingresos por Product Ads los últimos 90 días fueron de $925.000, el promedio mensual es de $308.333 por lo que la tarifa será de $14.999 + IVA
Ingresos Product Ads (en PESOS AR)
Valor Suscripción Anual (en PESOS AR)
$0 a $20.000
$5.599 +IVA
$20.001 a $1.000.000
$14.999 +IVA
$1.000.001 a $1.850.000
$29.599 +IVA
Más de $ 1.850.001
$45.999 +IVA