Administração inteligente de anúncios - Crystal Zoom

Em Crystal Zoom nos estamos atualizando a diário para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes. A partir de agora, cada vendedor poderá determinar especificamente quais são seus objetivos, qual é seu pressuposto de investimento e quais publicações deseja promocionar: todo desde o painel da plataforma.  

Qual é a novidade? Esta nova função muda a forma de fazer publicidade no Mercado Livre. É a única ferramenta do mercado que permite determinar objetivos para as campanhas e configurar regras para a seleção de produtos de forma personalizada.

Como funciona?

O primeiro passo é a seleção da estratégia para a campanha publicitária, se poderá optar entre uma das três opções que vem pré-configuradas (Lançamento, Otimização, Crescimento) ou a opção Personalizada. A eleição dependerá dos resultados que desejam alcançar.

1. Estratégia de Lançamento

Esta estratégia é recomendada para os que recém estão iniciando com a Publicidade. O nível de investimento é baixo. Está desenhada para começar a medir o rendimento das publicações e encontrar aquelas que melhores rendimentos obtenham. Nas semanas posteriores se irá ajustando o objetivo segundo o comportamento que se avalie nesta campanha.

2. Estratégia de Otimização

O objetivo é melhorar o rendimento do investimento. Esta estratégia tem a finalidade de reduzir os níveis de investimento de forma paulatina, tentado manter os volumes de ingressos. Se promocionam publicações de alta rotação e boa performance. Se restringem os dias e horários de pauta, se dá prioridade onde maior conversão de vendas se detectem por produto.

3. Estratégia de Crescimento

O objetivo é crescer em quantidade de vendas. Se recomenda um nível de investimento alto. A finalidade desta estratégia é incrementar o volume de ingressos gerados por Products Ads, de forma paulatina e em base ao cumprimento dos objetivos configurados. Se aumenta a quantidade de publicações ativas e os tempos de exposição.

Uma vez escolhida uma de estas três estratégias, se determina o pressuposto de investimento desejado, e começa a operar Smart Ads  na gestão das publicações. Esta função automaticamente seleciona e ativa as publicações promocionadas para cumprir o objetivo configurado em cada uma das estratégias. A sua vez, calcula os rendimentos a diário de todas as publicações (estejam ou não promocionadas) para avaliar se se devem realizar ajustes.

Semanalmente, de forma automatizada, se avaliam os resultados obtenidos e se ajusta a seleção e os objetivos da campanha. No caso de ser necessário, se solicita ao vendedor uma mudança de estratégia ou de investimento, estes ajustes não serão feitos sem prévia autorização.

A experiência dos vendedores é um grande aporte: Desde a sessão Gestão de Publicações se podem incluir produtos que não foram selecionados, ou bem desestimar alguma publicação que se haja ativado automaticamente.

4. Estratégia personalizada

Personalizada: Se define quais são os objetivos em relação ao porcentagem de Investimento/Ingressos. Esta estratégia é recomendada exclusivamente para agencias, consultores e/ou expertos em publicidade. Esta opção requer tomar decisões e realizar ações diárias sobre os resultados obtenidos. E a sua vez, acompanhar com uma análise :de revisões periódicas para verificar o funcionamento correto da campanha.

No caso da Estratégia Personalizada há duas alternativas para a gestão das publicações:

– Smart Ads: Esta função automaticamente seleciona e ativa as publicações promocionadas para cumprir com o objetivo que foi configurado. Esses ítens são elegidos em base aos resultados dos mesmos, e assim que, podem ser intercambiados por outros em caso de que não cumpram com as expectativas.

– Ads Manager: Nesta opção toda a seleção e ativação de anúncios nas publicações se realiza de forma personalizada. Se brindam ferramentas para tomar as melhores decisões como: visualização de métricas e aplicação de filtros para ordenar as publicações segundo distintas variáveis, mas não se realizam ajustes automáticos na campanha.

En ambas opções podem definir regras gerais para a campanha, e inclusive algumas específicas para cada uma das publicações. Desta forma se automatizam determinadas ações que simplificam o trabalho diário.

Ads Manager, quais benefícios trazem?

O Ads Manager, permite escolher de forma manual quais publicações promocionar e configurar regras específicas da campanha tais como:

  • Dias e horários em os que se ative/pause a campanha.
  • Que os artículos que não cumprem com determinado índice de investimento/ingressos se deixem de anunciar.
  • Que os anúncios não se mostrem uma vez que chegam a uma quantidade determinada de stock.
  • Que se pause a promoção de publicações que não geram ingressos por publicidade nos últimos 7 días.
  • Que se deixem de promocionar artículos que excedam determinada quantidade de reclamos

Ademais Crystal Zoom provê toda a informação necessária para elegir os ítems a promocionar:

  • Se indica ao lado de cada publicação se se recomenda ou não promocionar e porque.
  • Se detalha quais são as métricas atuais e esperadas de cada publicação. Se mostram os níveis de ingressos, a porcentagem de Investimento/Ingressos, as visitas por vendas, e o custo por clique.